Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Coop implanta nova ferramenta para reduzir perdas

Como forma de reduzir ainda mais seu índice de perdas – hoje 1,65% – enquanto o setor supermercadista apresenta uma média de 1,96% – a Coop – Cooperativa de Consumo tem investido de forma constante para combater e identificar suas perdas. Uma nova arma tecnológica, ainda em fase experimental, está sendo testada em três unidades na tentativa de diminuir a estatística de perdas não identificadas. Trata-se de um programa de monitoramento da frente de caixa, baseado em ações de inteligência relacionadas a vídeos, que permite acompanhar a distância e em tempo real as movimentações realizadas no PDV.

coop

Dependendo dos resultados experimentais, a ferramenta – que conta ainda com outros recursos – será implantada nas demais unidades da rede, segundo adianta Vanessa Augusto Urbieta da Silva, coordenadora de prevenção de perdas, área comandada pelo gerente de riscos e prevenção de perdas da Coop, Antonio Guilherme.

Do total de perdas da Coop em 2016, um pouco mais da metade (56%) refere-se à perda identificada, gerada por quebras operacionais, como estoque elevado, produtos vencidos, avarias em mercadorias e outros fatores. Os 44% restantes enquadram os prejuízos não identificados, que podem ser divergências entre o estoque físico e eletrônico e furtos externos e internos. “Daí a necessidade de ter o sistema de monitoramento como aliado, já que 30% das perdas não identificadas são registradas no PDV”, explica Vanessa.

A tecnologia ajuda, e muito, mas não dispensa a visita in loco para verificar se todos os procedimentos estão sendo cumpridos à risca. Para tanto, a equipe interna de prevenção de perdas, em conjunto com representantes de outros departamentos, promove blitz mensais nos pontos de distribuição da rede. Da área de recebimento de mercadoria à frente de caixa, nenhum detalhe foge aos olhares. Entre tantas tarefas a checar, está à verificação do nível de estoque, a análise da temperatura dos balcões frigoríficos e se o processo PVPS (primeiro produto que vence e o primeiro que sai) está sendo praticado, além de outras auditorias.

Assim como o mercado geral, o maior desafio da Cooperativa está em melhorar os índices de perdas nas categorias de perecíveis, frios e laticínios e de cerveja. Suas estatísticas de quebras por categoria, porém, estão bem menores em relação ao segmento supermercadista. Para efeito de comparação, na perfumaria é de 1.04%, contra a média de 1.47% do mercado, resultado garantido por conta da ação de etiquetas antifurto e de monitores de autovisualização.
No açougue, a readequação dos dias de estoque foi decisiva para a rede reduzir a perda para 2,87%, índice bem abaixo dos 3,72% do mercado. Outro setor que apresenta estatística inferior é o de padaria, com 4,74% contra 5,17% do mercado.

0 comentários

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

Santo André ganha Feira Orgânica  aos domingos

Santo André ganha Feira Orgânica aos domingos(0)

Criando mecanismos de estímulo ao comércio e visando facilitar o dia a dia do munícipe, a Prefeitura de Santo André, por meio do CRAISA

‘Gorila dançarino’ impressiona com movimentos em piscina

‘Gorila dançarino’ impressiona com movimentos em piscina(0)

Uma das principais atrações do zoológico de Dallas, nos Estados Unidos, o gorila Zola tem um jeito peculiar de mostrar quando

Invasão de grilos suspende aulas e impede moradores de dormir no Peru

Invasão de grilos suspende aulas e impede moradores de dormir no Peru(0)

Uma invasão de grilos instaurou o caos em uma cidade do norte do Peru. Em Chiclayo,

BIG Festival reúne mais de 90  games independentes em SP

BIG Festival reúne mais de 90 games independentes em SP(0)

Começa neste sábado (24) em São Paulo o BIG Festival, maior evento de games independentes da América Latina. O festival é destinado

Tinder libera opções de gênero a transgêneros na Europa

Tinder libera opções de gênero a transgêneros na Europa(0)

Os usuários espanhóis, franceses e alemães do aplicativo de relacioamento Tinder poderão escolher entre várias opções para definir

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.