Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Em grande evento, Santo André abre as portas para ampliação de investimento e geração de emprego

A Prefeitura de Santo André realizou nesta quarta-feira (9) o 1º Meeting Empresarial – Novos Caminhos e Novas Oportunidades, no Teatro Municipal, com a presença dos prefeitos de Santo André, Paulo Serra e de São Paulo, João Doria. O encontro reuniu cerca de 500 empresários para discutir investimentos na cidade, o futuro do município, o papel do poder público no desenvolvimento da economia andreense, além da importância de caminhar lado a lado com as empresas privadas.

Alguns dos principais CEOs de empresas instaladas em Santo André estiveram presentes no evento, que contou com palestras dos executivos Renato Boaventura (presidente da Rhodia-Solvay Fibras), Sebastian Soares (sócio líder de mercado empreendedor da KPMG do Brasil) e Chieko Aoki (presidente da rede de hotéis Blue Tree).

De acordo com o prefeito Paulo Serra, o modelo de gestão da atual administração consiste em apostar nas parcerias com a iniciativa privada para poder ampliar ainda mais o desenvolvimento da cidade. “Temos que parar com essa arrogância de que o poder público pode fazer tudo sozinho, porque não pode. Nós temos que cuidar dos princípios básicos, mas para caminharmos e evoluirmos, precisamos de parcerias com as empresas privadas. Esse diálogo de hoje tem em seu conceito esses grandes objetivos”, afirmou o prefeito.

Santo André 500 anos
No evento, foi apresentado o projeto Santo André 500 anos, ação de longo prazo para planejar a cidade para as próximas décadas. O programa tem como meta colocar o município entre as cinco primeiras colocadas no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) até 2024, por meio de melhorias na educação, infraestrutura, sustentabilidade, saúde e segurança. Entre os objetivos para os próximos 36 anos, está aumentar a competitividade atrativa de Santo André, a liderança pela antecipação e pela competitividade financeira, além do alinhamento entre poder público e privado.

O prefeito João Doria elogiou o projeto e viu na iniciativa uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento do município. “Santo André é um dos símbolos brasileiros do trabalho, agora ainda mais sério e dedicado. Vemos o trabalho com seriedade na área pública e no setor privado. O programa apresentado é muito bem elaborado e consistente, tem como base construir parcerias e pegar bons exemplos da iniciativa privada para fortalecer a eficiência, a dinâmica e a gestão do poder público, que é um bom caminho para a cidade”, pontuou Doria.

Santo André possui hoje cerca de 36 mil empresas, que contam com aproximadamente 200 mil pessoas qualificadas. A cidade é um dos maiores parques industriais de São Paulo e tem como uma das metas ser cada vez mais atrativa para novas empresas, de modo que sejam gerados cada vez mais emprego e renda para o município. Há anos Santo André não possuía uma política voltada ao desenvolvimento econômico.

A primeira iniciativa para que o Santo André 500 anos seja levado adiante foi feita nesta quarta-feira, com a assinatura de um protocolo de intenções com objetivo de firmar convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC). A parceria levará a expertise do setor privado para a administração municipal, através do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP).

“É um passo importante para a cidade. O MBC vai coordenar, junto com um conselho de gestão, o projeto para o planejamento estratégico de Santo André que queremos construir para os próximos anos, a longo prazo”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Temos que apostar em um ciclo virtuoso. Se poupa para investir, se investe para criar crescimento econômico e se cresce economicamente para gerar emprego e sustentabilidade. A poupança se dá no sentido de fazer mais com menos. A nossa parceria com Santo André é muito simples, temos que fazer com que o setor público e privado atuem juntos para melhorar o ambiente de negócios”, afirmou o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal.

Atualmente com 464 anos, Santo André está entre as 100 maiores cidades do país, ocupando o 22º lugar como cidade brasileira com maior desempenho, sendo a 14ª no estado de São Paulo. No IDGM entre 2005 e 2015, a cidade passou da 55ª posição para 33ª em saúde, além do grande salto em segurança, tendo passado da 45ª posição para a 6ª. Com PIB de R$ 28,1 bilhões em 2014, o município está entre as 10 maiores economias do estado.

0 comentários

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

FSA lança e-book gratuito sobre gestão no terceiro setor

FSA lança e-book gratuito sobre gestão no terceiro setor(0)

Com o objetivo de compartilhar práticas de gestão no terceiro setor, a Fundação Salvador Arena (FSA) acaba de lançar

Mercado vê chances menores de aprovação da reforma da Previdência

Mercado vê chances menores de aprovação da reforma da Previdência(0)

As dificuldades do governo em aprovar a reforma da Previdência ainda neste ano desanimaram o mercado financeiro nesta quinta-feira, 7,

Inflação no ano é a menor  desde 1998, diz IBGE

Inflação no ano é a menor desde 1998, diz IBGE(0)

Os preços monitorados pelo IPCA subiram 0,28% em novembro, segundo divulgou o IBGE nesta sexta feira. Com o resultado a

Cooperativa de crédito planeja dobrar número de associados em 3 anos

Cooperativa de crédito planeja dobrar número de associados em 3 anos(0)

Cooperativa de crédito planeja dobrar número de associados em 3 anos. De acordo com o diretor-presidente Francisco Ráo, atualmente

A multiplicação visual pelo método de matriz

A multiplicação visual pelo método de matriz(0)

Para usar esse método, precisamos desenhar um quadro. Seguimos

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.