Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Construção civil perde 3.692 empregos na região em 2016, e estoque cai 8,5%

Sem obras públicas em andamento e com poucos prédios residenciais sendo erguidos, a construção civil assistiu, no ano passado, à perda de 3.692 postos de trabalho no ABC.

civil

O contingente representa redução de 8,5% em relação ao estoque de 43.266 trabalhadores existente na região no dia 31 de dezembro de 2015, segundo pesquisa divulgada na última semana pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho.

São Bernardo, com 1.678 vagas fechadas, e Santo André, com 1.215, lideraram a queda na ocupação no setor. Em termos porcentuais, São Bernardo teve redução de 13,3% no estoque ao longo dos 12 meses, enquan­to Santo André diminuiu seu contingente em 12,45% na mesma comparação.

Somente em dezembro passado, entre contratações e demissões, houve fechamento de 708 postos de trabalho nos sete municípios.

Para a diretora da regional de Santo André do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, o resultado de dezembro manteve o ritmo de queda na ocupação do setor verificado na região ao longo do ano.

Porém, a diretora lembrou que, no final do ano passado, o governo anunciou algumas medidas de incentivo ao setor ainda tímidas, mas que sinalizam a possibilidade de estabilização do cenário de crise.

“Vemos movimentação no sentido da redução dos juros, que já consegue causar pelo menos uma mudança na expectativa do consumidor. Porém, o desemprego ainda é um forte inibidor para mercados que exigem planejamento de longo prazo, como a aquisição de imóveis. Enquanto a estabilidade no trabalho não for uma realidade para o brasileiro, o aquecimento da construção civil será difícil”, comentou Rosana.

Vendas caem 70,5%
Na última quarta-feira, a Associação de Construtores, Imobiliárias e Administradoras de Imóveis do ABC (ACIGABC) divulgou pesquisa segundo a qual as vendas de imóveis residenciais novos somaram 2.962 unidades no ano passado, com redução de 40% em relação as 4.939 comercializadas em 2015 e de 70,5% ante as 10.054 de 2013, ano de melhor desempenho do mer­cado imobiliário da região.

“A forte queda nas vendas reflete a desaceleração da economia da região e a insegurança do consumidor em adquirir imóveis.
Quem pretendia comprar a casa própria segurou o negócio e preferiu o aluguel”, comentou o presidente da ACIG­ABC, Marcus Santaguita.

0 comentários

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

Processo seletivo para Ginástica Artística em São Bernardo

Processo seletivo para Ginástica Artística em São Bernardo(0)

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realiza, neste sábado (25/03), processo de seleção, a popular peneira, para admitir a entrada de 250 novos atletas, entre 6 e 11 anos, para formação e treinamento no espaço da Arena Caixa de Ginástica, localizado na Rua Tiradentes, nº 1.845, Santa Terezinha.

São Caetano vence Mogi Mirim e fica  na liderança da Série A-2

São Caetano vence Mogi Mirim e fica na liderança da Série A-2(0)

Embalado com a vitória (3 a 2) conquistada contra o XV de Piracicaba na rodada passada da Série A-2, o Azulão retornou a campo nesta terça-feira para enfrentar o Mogi Mirim. Atuando no Anacleto Campanella, o São Caetano não tomou conhecimento e ganhou por 6 a 0, resultado que recoloca o clube na liderança do

Rede CulturArte renova cena cultural de Diadema

Rede CulturArte renova cena cultural de Diadema(0)

O Rede CulturArte se estenderá a outros centro culturais da cidade e sua proposta visa readequar e recuperar os espaços já existentes, dando a eles novo visual e paisagismo, assim como capacitá-los para receber o público de forma adequada e moderna. Também é objetivo do programa trazer outras atividades que venham agregar novos conteúdos às

Veja o testa com Moto G5 e G5 Plus: menores e melhores

Veja o testa com Moto G5 e G5 Plus: menores e melhores(0)

Os novos celulares intermediários da Lenovo/Motorola, o Moto G5 e o G5 Plus, terão no Brasil os preços sugeridos de R$ 999 e R$ 1.499, respectivamente. Os dois novos modelos chegam ao país com 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. FONTE UOL

Câmara quer aprovar  lista fechada até maio

Câmara quer aprovar lista fechada até maio(0)

A Câmara dos Deputados pretende aprovar até maio mudanças no sistema eleitoral e no financiamento de campanhas para que as novas regras entrem em vigor nas eleições de 2018. Pelo texto que será apresentado no dia 4 de abril pelo relator Vicente Cândido (PT-SP), 70% dos recursos das campanhas virão de financiamento público e 30%

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com