Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Refugiados do Sudão do Sul superam 1,5 milhão, adverte Acnur

A Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) se mostrou nesta sexta-feira (10) “extremamente alarmada” pelos grandes deslocamentos no Sudão do Sul, já que mais de 1,5 milhão de pessoas fugiram do país em busca de proteção desde que começou o conflito armado em dezembro de 2013.

Refugiados

Assim, o Sudão do Sul se transformou “na maior crise de refugiados da África” e “na terceira do mundo” após as de Síria e Afeganistão, segundo a Acnur, que lembrou que, adicionalmente, 2,1 milhões de pessoas estão deslocadas dentro do país.
O conflito armado no Sudão do Sul começou quando o presidente Salva Kiir (de etnia dinka) acusou o ex-vice-presidente Riak Machar (da tribo rival nuer) de ter orquestrado um golpe de Estado.
“Estamos pedindo a todas as partes envolvidas no conflito que busquem urgentemente uma solução pacífica para a crise, sem a qual milhares de pessoas seguirão chegando todos os dias aos países vizinhos de Uganda, Etiópia, Sudão, Quênia, República Democrática do Congo e República Centro-Africana”, disse a Acnur em comunicado.
Esta crise, no entanto, recebeu menos atenção e sofre “níveis crônicos de falta de financiamento” para poder fazer frente ao problema, lamentou a organização, que pediu em 2016 recursos de US$ 649 milhões e só recebeu 33% deste montante.
Para 2017, a Acnur solicita US$ 782 milhões para operações regionais no Sudão do Sul e nos países vizinhos.
A falta de recursos dificulta os esforços da agência para salvar vidas mediante o fornecimento de água potável, alimentos e serviços médicos e sanitários, explicou a agência.
Segundo dados da Acnur, fugiram do Sudão do Sul no ano passado mais de 760 mil refugiados, em parte pela intensificação do conflito no segundo semestre.
Em média, cerca de 63 mil sul-sudaneses tiveram que deixar o país por mês e 500 mil fugiram de seus lares desde setembro.
Mais de 60% dos refugiados são crianças, muitas dos quais chegam a outros países com “níveis alarmantes de desnutrição”, constatou a Acnur.
Os recém-chegados aos países vizinhos afirmam que há intensos combates armados, além de sequestros, estupros, ameaças de morte e uma carência acentuada de alimentos.
As pessoas que fogem do Sudão do Sul são amparadas pelas comunidades mais pobres nos países vizinhos, que se encontram sob enorme pressão pela falta de recursos.
Os refugiados sul-sudaneses estão em Uganda (698 mil), Etiópia (342 mil), Sudão (305 mil), Quênia (89 mil), República Democrática do Congo (68 mil) e República Centro-Africana (4.900).

0 comentários

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

WhatsApp Status, com imagens que somem  em 24 horas, chega ao Brasil

WhatsApp Status, com imagens que somem em 24 horas, chega ao Brasil(0)

O WhatsApp Status, recurso do app que permite postar imagens que somem em 24 horas, chegou ao Brasil na noite de quarta-feira (22). A atualização estava disponível tanto em aparelhos Android como iOS. Com a novidade, o Facebook faz do aplicativo de mensagens um novo concorrente do Snapchat, depois de já ter colocado o Instagram

O vilarejo italiano que está se abrindo ao meio com fenda que cresce 1 metro ao dia

O vilarejo italiano que está se abrindo ao meio com fenda que cresce 1 metro ao dia(0)

O pequeno vilarejo de Ponzano, na Itália, está sendo dividido ao meio. A cidade fica na região de Abruzzo, atingida por uma série de terremotos em 2016. A fenda cresce a um ritmo médio de 1 metro por dia. Especialistas ouvidos por jornais italianos dizem que ela resulta de um deslizamento causado pelo efeito combinado

Empreendedores apostam nos jogos digitais, mercado que cresceu 25% entre 2014 e 2016 no Brasil

Empreendedores apostam nos jogos digitais, mercado que cresceu 25% entre 2014 e 2016 no Brasil(0)

De 2009 a 2016, o número de empresas atuantes no mercado de jogos digitais em Belo Horizonte pulou de um para 44. “E este dado já pode ter ficado defasado. o mercado está crescendo bastante”, disse o vice-presidente da associação mineira de jogos (Gaming), Tiago Zaidan. A entidade foi criada a pouco mais de dois

Inflação do aluguel desacelera em fevereiro  e acumula alta de 5,38% em 12 meses

Inflação do aluguel desacelera em fevereiro e acumula alta de 5,38% em 12 meses(0)

O Índice Geral de Preços ao Consumidor – Mercado (IGP-M), usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários, perdeu força de janeiro para fevereiro. De uma alta de 0,64%, desacelerou para 0,08%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano, de janeiro a fevereiro, o IGP-M acumula avanço de 0,73% e, em 12 meses, de

Acerto de contas com o Leão começa depois do Carnaval e vai até 28 de abril

Acerto de contas com o Leão começa depois do Carnaval e vai até 28 de abril(0)

Os contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda neste ano só precisarão baixar um programa para prestar contas com o fisco. Antes, era necessário um programa para preencher a declaração e outro para enviar o documento à Receita Federal. Agora, um único aplicativo fará as duas coisas. O programa gerador da declaração, o PGD

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com