Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Novo teste de míssil com capacidade nuclear foi um sucesso, diz Coreia do Norte

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (13) que realizou um bem-sucedido teste de um míssil balístico de médio a longo alcance na véspera, reivindicando avanços no seu programa armamentista em uma violação de resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU).

coreia

A Coreia do Norte disparou o míssil no mar no domingo, no primeiro teste à promessa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ser duro com o país, um regime isolado que testou artefatos nucleares e mísseis balístico a uma taxa sem precedentes no ano passado.
A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA disse que o líder do país, Kim Jong-un, supervisionou o teste do Pukguksong-2, um novo tipo de arma estratégica capaz de carregar uma ogiva nuclear.
Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul pediram consultas emergenciais do Conselho de Segurança da ONU sobre o teste, com uma reunião esperada para esta segunda, disse uma autoridade da missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas.
O Japão disse que a imposição de novas sanções à Coreia do Norte pode ser discutida na ONU e pediu à China que desempenhe um papel “construtivo” na resposta ao teste.
A China é a principal aliada e parceira comercial da Coreia do Norte, mas está irritada com as repetidas ações agressivas do país, embora rejeite as sugestões dos EUA e de outros países que afirmam que Pequim deveria fazer mais para conter o país vizinho.
“Pedimos à China por vários níveis que tome ações construtivas como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e vamos continuar a trabalhar nisso”, disse o secretário chefe de gabinete do Japão, Yoshihide Suga.

Repercussão
A China disse que se opõe aos testes com mísseis da Coreia do Norte que violam as resoluções da ONU.
“Todas as parte devem exercitar a contenção e manter conjuntamente a paz e a segurança na região”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Geng Shuang em briefing, acrescentando que a China participará das negociações na ONU sobre o lançamento com uma “atitude responsável e construtiva”.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou preocupação com o lançamento, segundo a agência de notícias RIA.
Uma nota da Chancelaria russa afirma que ação foi “um novo menosprezo às exigências contidas nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU. “Isso é lamentável e não pode deixar de causar preocupação”, afirma. Ao mesmo tempo, Moscou fez um apelo para que “todas as partes interessadas não deem passos para ações que conduzam a uma escalada da tensão”, também de acordo com a Efe.

0 comentários

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

Brasileiros são maiores vítimas de vírus que roubam senhas, diz estudo

Brasileiros são maiores vítimas de vírus que roubam senhas, diz estudo(0)

Pesquisadores analisaram os ataques contra usuários do Google durante um ano, de março de 2016 a março de 2017, e descobriram que

Moto Z ganha acessório da  Polaroid que imprime fotos

Moto Z ganha acessório da Polaroid que imprime fotos(0)

A Motorola, empresa do grupo Lenovo, anunciou nesta quarta-feira (15) um novo acessório para o smartphone Moto Z, que é capaz

Reforma trabalhista: como ficou a lei com a nova MP publicada pelo governo

Reforma trabalhista: como ficou a lei com a nova MP publicada pelo governo(0)

A reforma trabalhista entrou em vigor no dia 11 de novembro, mas o governo já editou uma Medida Provisória (MP) que altera parte

A “floresta marinha” da Amazônia

A “floresta marinha” da Amazônia(0)

Uma pesquisa de 2016 revelou a existência de bancos de corais na foz do rio Amazonas. Cientistas agora acreditam que esses bancos

ACISBEC realiza dois eventos gratuitos, no mesmo dia, para públicos diferentes

ACISBEC realiza dois eventos gratuitos, no mesmo dia, para públicos diferentes(0)

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) realizou dois eventos gratuitos no mesmo dia, de diferentes

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.