Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Teatro de Mauá traz mostra de Arte Urbana

A arte hoje não é apenas o quadro na parede, mas também o grafite no muro. A Prefeitura de Mauá dá voz a esses artistas na 1ª Mostra de Arte Urbana, em exposição na Pinacoteca do Teatro Municipal.

A Mostra reúne dez artistas com pinturas, esculturas e instalações, que traduzem a voz das ruas, as questões urbanas, a inquietação que move a criação dos artistas de hoje. Com trabalhos muito bem elaborados, que usam materiais não convencionais, como vidros, madeiras e borracha, os artistas mauaenses mostram que a arte está em qualquer lugar e tudo pode ser matéria-prima.

É o caso, por exemplo, da obra de Dener de Sousa, a instalação “Atraindo Olhares”, que é um imenso painel que mostra diversos olhos expostos na fachada do Teatro, enfrentando o trânsito local. Feito com pneus, a obra chama a atenção de quem trafega na avenida e mostra que o Teatro foi invadido pela arte da rua.

Abordando questões sociais, que vão desde as representações femininas negras, passando pela crítica social, a representação de laços familiares, por um diálogo com o surrealismo e chegando às questões ambientais, todos os assuntos que permeiam o cotidiano dos grandes centros urbanos estão presentes nas obras em exposição.

A mostra também traz artistas da cidade reconhecidos fora de Mauá, como Rhay, que tem uma escultura da cow parade – exposição de arte pública internacional com esculturas de vacas em fibra de vidro – que está atualmente em exibição na Bahia.
Monica Ancapi, que já teve exposição em boa parte da América Latina, também é outra artista retratada no evento. Atualmente, ela está na China, convidada para participar de aprimoramento artístico com outros artistas de diferentes países.

“É uma exposição que mostra que a cara da arte está mudando. Que há diferentes leituras, que é possível atrair todos os públicos, incluindo os jovens”, diz a curadora da exposição Cecília Camargo.

A 1ª Mostra de Arte Urbana está aberta ao público até 20 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. É possível agendar visitas monitoradas pelo telefone 4512-7480.

0 comentários

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

Qual a diferença de um processador ARM para um x86?

Qual a diferença de um processador ARM para um x86?(0)

A palavra “processador” é bastante ampla, uma vez que é utilizada para denominar inúmeros componentes utilizados em aparelhos eletrônicos.

O que você precisa fazer antes de  repassar seu velho iPhone para seu filho

O que você precisa fazer antes de repassar seu velho iPhone para seu filho(0)

Nos tempos de hoje, iPads e iPhones viraram brinquedos, e o uso dos aparelhos como entretenimento para as crianças está a

Ribeirão Pires reúne empresários para  debater ações de turismo

Ribeirão Pires reúne empresários para debater ações de turismo(0)

Cerca de 80 pessoas participaram do 1º Simpósio “Perspectivas e Potencialidades do Turismo de Ribeirão Pires”, realizado na

Prorrogado prazo para usar FGTS no  pagamento de parcelas atrasadas

Prorrogado prazo para usar FGTS no pagamento de parcelas atrasadas(0)

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, anunciou nesta terça-feira (12) a prorrogação da medida eu permite aos trabalhadores usarem

FHC diz que não atirá pedras em Lula; “criminalizá-lo é papel da Justiça”

FHC diz que não atirá pedras em Lula; “criminalizá-lo é papel da Justiça”(0)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou nesta quinta-feira que não é papel de qualquer político criminalizar

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.