Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Teatro de Mauá traz mostra de Arte Urbana

A arte hoje não é apenas o quadro na parede, mas também o grafite no muro. A Prefeitura de Mauá dá voz a esses artistas na 1ª Mostra de Arte Urbana, em exposição na Pinacoteca do Teatro Municipal.

A Mostra reúne dez artistas com pinturas, esculturas e instalações, que traduzem a voz das ruas, as questões urbanas, a inquietação que move a criação dos artistas de hoje. Com trabalhos muito bem elaborados, que usam materiais não convencionais, como vidros, madeiras e borracha, os artistas mauaenses mostram que a arte está em qualquer lugar e tudo pode ser matéria-prima.

É o caso, por exemplo, da obra de Dener de Sousa, a instalação “Atraindo Olhares”, que é um imenso painel que mostra diversos olhos expostos na fachada do Teatro, enfrentando o trânsito local. Feito com pneus, a obra chama a atenção de quem trafega na avenida e mostra que o Teatro foi invadido pela arte da rua.

Abordando questões sociais, que vão desde as representações femininas negras, passando pela crítica social, a representação de laços familiares, por um diálogo com o surrealismo e chegando às questões ambientais, todos os assuntos que permeiam o cotidiano dos grandes centros urbanos estão presentes nas obras em exposição.

A mostra também traz artistas da cidade reconhecidos fora de Mauá, como Rhay, que tem uma escultura da cow parade – exposição de arte pública internacional com esculturas de vacas em fibra de vidro – que está atualmente em exibição na Bahia.
Monica Ancapi, que já teve exposição em boa parte da América Latina, também é outra artista retratada no evento. Atualmente, ela está na China, convidada para participar de aprimoramento artístico com outros artistas de diferentes países.

“É uma exposição que mostra que a cara da arte está mudando. Que há diferentes leituras, que é possível atrair todos os públicos, incluindo os jovens”, diz a curadora da exposição Cecília Camargo.

A 1ª Mostra de Arte Urbana está aberta ao público até 20 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. É possível agendar visitas monitoradas pelo telefone 4512-7480.

0 comentários

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

Batalha de Temer contra 2ª denúncia chega perto do fim: entenda por que ele deve vencer

Batalha de Temer contra 2ª denúncia chega perto do fim: entenda por que ele deve vencer(0)

A batalha do presidente Michel Temer para vencer sua segunda denúncia criminal está perto do fim. A previsão é que na próxima semana

Parecer do Cade recomenda arquivamento de inquérito contra Uber

Parecer do Cade recomenda arquivamento de inquérito contra Uber(0)

Um parecer técnico do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou o arquivamento de um inquérito administrativo

Agências do Banco do Brasil abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep

Agências do Banco do Brasil abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep(0)

As pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque das cotas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)

Os sintomas menos conhecidos do câncer de mama – além dos caroços no seio

Os sintomas menos conhecidos do câncer de mama – além dos caroços no seio(0)

O dia 19 de outubro marca o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, doença que afeta centenas de milhares de pessoas em

Prefeito conhece novo Centro de  Distribuição da Suzano no bairro Batistini

Prefeito conhece novo Centro de Distribuição da Suzano no bairro Batistini(0)

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve nesta quarta-feira (18) em visita ao novo Centro de Distribuição

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.