Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Varejo do ABC elimina 1.272 empregos em janeiro e estoque cai para 109,4 mil vagas

O comércio varejista do ABC fechou 1.272 postos de trabalho em janeiro, como resultado de 3.252 admissões e 4.524 desligamentos. Em 12 meses, foram eliminados 2.921 empregos com carteira assinada na região, o que levou ao recuo, na comparação com janeiro de 2016, de 2,6% do estoque do setor, que atingiu 109,4 mil trabalhadores formais.

As informações integram a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista, elaborada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ambos do Ministério do Trabalho.

Das nove atividades analisadas pela FecomercioSP no ABC, apenas os segmentos de farmácias e perfumarias (alta de 1%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (0,1%) apresentaram variações positivas no estoque de empregos formais em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2016.

No sentido inverso, as principais quedas foram constatadas nos segmentos de concessionárias de veículos (-7,7%), lojas de vestuário, tecidos e calçados (-7,1%) e de mate­ri­ais de construção (-5,8%).

No Estado de São Paulo, o comércio varejista eliminou 16.352 empregos formais em janeiro. Apesar do saldo negativo, tradicional para o mês – devido ao fechamento de postos de trabalho temporários criados antes do Natal –, o recuo foi o mais ameno para o mês desde 2013.

Assim, o varejo encerrou janeiro com estoque total de 2,07 milhões de trabalhadores, queda de 2,1% na comparação de 12 meses. No acumulado do período, foram extintos 43.422 empregos com carteira assinada.
Recuperação
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, mesmo com o resultado negativo, o quadro atual é melhor do que o observado nos últimos três anos. Não apenas a contratação de temporários em 2016 foi maior do que em 2015, como também a perda de vagas em janeiro de 2017 foi mais amena que no mesmo mês de 2016, 2015 e 2014. Esta tendência, segundo a entidade, dá continuidade ao cenário de recuperação do mercado de trabalho celetista do varejo paulista.

Segundo a FecomercioSP, o que se espera daqui para a frente é um horizonte de perdas menores de vagas e saldos cada vez mais próximos da estabilidade, para que se inicie uma reação na movimentação da mão de obra formal. Para a federação, esse movimento pode já acontecer neste semestre, mas fica­rá mais evidente nos últimos seis meses deste ano.

1 comentário

#1empregos campo largo3 de maio de 2017, 06:04

Post soberbo no entanto, eu era querendo saber se você poderia escrever um pouco mais sobre
este tópico ? Eu seria muito grato se você poderia elaborar um pouco mais
. Obrigado !

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

Isco beija Ramos em comemoração de título do Real Madrid

Isco beija Ramos em comemoração de título do Real Madrid(0)

Isco beija Ramos em comemoração de título do

98% dos computadores bloqueados por ciberataque  usavam Windows 7, diz empresa de segurança

98% dos computadores bloqueados por ciberataque usavam Windows 7, diz empresa de segurança(0)

Quase 98% dos 300 mil computadores afetados pelo ransomware WannaCry em 150 países utilizavam alguma versão do sistema

Homem é preso com 350 kg de maconha no porta-malas

Homem é preso com 350 kg de maconha no porta-malas(0)

Homem é preso com 350 kg de maconha no porta-malas. Polícia encontrou a droga quando ele

‘South Park: A Fenda que Abunda Força’ será lançado em 17 de outubro

‘South Park: A Fenda que Abunda Força’ será lançado em 17 de outubro(0)

South Park: A Fenda que Abunda Força”, novo game de RPG baseado no desenho animado “South Park”, será lançado em 17 de outubro,

Ford Credit é  considerada a melhor  empresa para mulher  trabalhar

Ford Credit é considerada a melhor empresa para mulher trabalhar(0)

A Ford Credit Brasil ficou na primeira colocação no “Great Place to Work Mulher”, iniciativa criada para reconhecer as empresas

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.