Assunto para o dia todo, todo o dia. Jornal Hoje Livre o melhor do ABCDM.

Varejo do ABC elimina 1.272 empregos em janeiro e estoque cai para 109,4 mil vagas

O comércio varejista do ABC fechou 1.272 postos de trabalho em janeiro, como resultado de 3.252 admissões e 4.524 desligamentos. Em 12 meses, foram eliminados 2.921 empregos com carteira assinada na região, o que levou ao recuo, na comparação com janeiro de 2016, de 2,6% do estoque do setor, que atingiu 109,4 mil trabalhadores formais.

As informações integram a Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista, elaborada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ambos do Ministério do Trabalho.

Das nove atividades analisadas pela FecomercioSP no ABC, apenas os segmentos de farmácias e perfumarias (alta de 1%) e de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (0,1%) apresentaram variações positivas no estoque de empregos formais em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2016.

No sentido inverso, as principais quedas foram constatadas nos segmentos de concessionárias de veículos (-7,7%), lojas de vestuário, tecidos e calçados (-7,1%) e de mate­ri­ais de construção (-5,8%).

No Estado de São Paulo, o comércio varejista eliminou 16.352 empregos formais em janeiro. Apesar do saldo negativo, tradicional para o mês – devido ao fechamento de postos de trabalho temporários criados antes do Natal –, o recuo foi o mais ameno para o mês desde 2013.

Assim, o varejo encerrou janeiro com estoque total de 2,07 milhões de trabalhadores, queda de 2,1% na comparação de 12 meses. No acumulado do período, foram extintos 43.422 empregos com carteira assinada.
Recuperação
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, mesmo com o resultado negativo, o quadro atual é melhor do que o observado nos últimos três anos. Não apenas a contratação de temporários em 2016 foi maior do que em 2015, como também a perda de vagas em janeiro de 2017 foi mais amena que no mesmo mês de 2016, 2015 e 2014. Esta tendência, segundo a entidade, dá continuidade ao cenário de recuperação do mercado de trabalho celetista do varejo paulista.

Segundo a FecomercioSP, o que se espera daqui para a frente é um horizonte de perdas menores de vagas e saldos cada vez mais próximos da estabilidade, para que se inicie uma reação na movimentação da mão de obra formal. Para a federação, esse movimento pode já acontecer neste semestre, mas fica­rá mais evidente nos últimos seis meses deste ano.

1 comentário

#1empregos campo largo3 de maio de 2017, 06:04

Post soberbo no entanto, eu era querendo saber se você poderia escrever um pouco mais sobre
este tópico ? Eu seria muito grato se você poderia elaborar um pouco mais
. Obrigado !

Adicionar comentário

Outros artigosir para home

Quarteirão da Saúde  recebe novo serviço

Quarteirão da Saúde recebe novo serviço(0)

Com o objetivo de fornecer um atendimento de mais qualidade e conforto ao morador de Diadema, desde a última segunda-feira

Mauá prorroga campanha de  imunização contra a Febre Amarela

Mauá prorroga campanha de imunização contra a Febre Amarela(0)

A Prefeitura de Mauá decidiu prorrogar até o dia 2 de março a campanha de imunização contra a Febre Amarela, que estava programada

Parque Escola tem oficinas  com inscrições abertas

Parque Escola tem oficinas com inscrições abertas(0)

A Escola de Educação Ambiental Tangará – Parque Escola está com inscrições abertas para quem se interessar em participar

O CPTR de Mauá disponibiliza 36  vagas de emprego para a semana

O CPTR de Mauá disponibiliza 36 vagas de emprego para a semana(0)

O CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) de Mauá disponibiliza 36 vagas de emprego para a semana entre os dias 19 e 23 de fevereiro

Caminhões conectados: todos os  dados, todas as possibilidades

Caminhões conectados: todos os dados, todas as possibilidades(0)

A segurança nas rodovias também depende da qualidade das informações que trafegam via sensores instalados nos caminhões. Estes

ler mais


Entre em contato

Grupo Hoje Livre - Av. Brig. Faria Lima, 2381 - Sala 9 - São Bernardo do Campo - SP

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2014 Jornal Hoje Livre - Todos os direitos reservados.